Universidade de Évora

Largo dos colegiais 2, 7000 Évora
uevora@uevora.pt | telefone: +351 266 740 800  – fax: +351 266 740 831

Site: www.uevora.pt/

Teatro

Código: 168 – Tipo: Bolonha – Duração: 3 anos

Apresentação

No ambiente universitário da cidade de Évora, que tem vindo, desde 1996, a desenvolver de forma consistente a sua componente artística, o curso de teatro emerge como uma opção cada vez mais procurada no meio teatral português.

A Licenciatura em Teatro é um curso de 1º ciclo adaptado ao modelo promovido pelo Processo de Bolonha. Compreende um núcleo de unidades curriculares comuns de formação artística, cultural e científica baseado na área dos Estudos Teatrais e na prática experimental das diversas formas de expressão teatral. Também inclui um elenco de disciplinas optativas que permitem ao aluno orientar a sua formação no sentido do prosseguimento dos seus estudos numa das três ofertas do curso de Mestrado (2º Ciclo) em Teatro oferecido pelo Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora: Arte do Actor; Dramaturgia e Encenação; Teoria e História do Teatro.

À formação prática é dada particular ênfase ao longo do curso nas disciplinas de Corpo e Movimento Cénico, Formação Vocal, Técnicas do Actor e aos ateliers de interpretação, nomeadamente nas unidades de Projecto Experimental de Teatro, Projecto Gil Vicente (2º ano) Área Projecto (um espaço de experimentação individual) e Projecto Teatral (Trabalho final do 3º ano). No final do 2º e 3º anos,realizam-se apresentações públicas dos exercícios.

A nível teórico, o curso dispõe de uma ampla oferta de cadeiras fundamentais nos campos de estudo da Dramaturgia, da História e da Teoria do Teatro

Oferecemos igualmente um leque variado de disciplinas optativas, tanto teóricas como práticas, tais como Improvisação e Jogo Teatral, Maquilhagem e Caracterização, Prática de Direcção de Actores, Técnicas Circenses, Técnicas de Máscara, Técnicas Somato-sensoriais, Tecnologias Audiovisuais em Teatro, Teatro de Marionetas e Tradução teatral.

O nosso elenco de professores é composto por artistas com carreiras assinaláveis e com grande implantação no meio teatral tais como Fernanda Lapa, Ana Tamen, Tiago Porteiro, Paulo Alves Pereira, Maria do Céu Guerra entre outros convidados, e ainda autores e investigadores especialistas: com obra publicada, como Christine Zurbach, Laureano Carreira, Lucília Valente ou José Alberto Ferreira.

Paralelamente ao ensino ministrado no curso os docentes do departamento de Artes Cénicas desenvolvem, em diferentes áreas do teatro, projectos de investigação no Centro de Investigação e Criação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, que obteve nos últimos anos, a qualificação de EXCELENTE atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O departamento mantém uma ampla rede de parcerias Erasmus, proporcionando aos seus alunos o contacto com realidades diversificadas e altamente estimulantes do contexto europeu, como sejam as Universidades de Urbino e Milão (Itália), o Institut del Teatre (Bercelona) ou as universidades de la nouvelle Sorbonne (Paris) e Paul Valéry (Montpellier), em França.

Aliado ao rigor e exigência de toda a formação técnica e artística de nível universitário europeu, o curso de Teatro da Universidade de Évora defende a importância de um acompanhamento personalizado dos seus alunos.

Fonte: www.uevora.pt/